terça-feira, 13 de abril de 2010

Mais sobre a oficina de confecção de livros para crianças na faixa de 0 a 5 anos de idade




Os ministrantes foram as professoras: Ana Teresa Teixeira Nunes, Darci Bosco e Vânia Maria Resende. A promoção foi do SESC de Uberaba através do Núcleo Itinerante SESC –
Projeto “Leia e Passe Adiante”.
Algumas atividades desenvolvidas: leitura de textos selecionados para reflexão sobre a importância do contato com livros e literatura nos anos iniciais de vida; contação de histórias pelo grupo Fluistória; apresentação de livros-brinquedos e de literatura infantil; apresentação de materiais adequados à confecção de livros artesanais; criação do projeto individual ou em dupla de um livro para criança (idade de 0 a 6 anos aproximadamente), contendo: história ou texto e o projeto gráfico (inclusive ilustração e tipo de material a ser usado) e a confecção/ montagem de livros pelos participantes.
Estão programadas Exposições itinerantes dos livros infantis artesanais, nos seguintes espaços: SESC de Uberaba; Biblioteca “Dora Sivieri” da FAZU; Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães”.
Segundo Vânia Resende, "foi um momento muito especial para nós três oficineiras e as 40 participantes de 4 localidades (Uberaba, Monte Carmelo, Campo Florido e Igarapava). O grupo se envolveu totalmente, e expressou o desejo de que novas oficinas lhes sejam proporcionadas, e com maior tempo de duração. Algumas participantes multiplicarão o que vivenciaram nos seus espaços, compartilhando o processo criativo e reflexivo em que se constituiu a oficina. Alguns livros foram confeccionados na própria oficina; vários outros serão concluídos em casa. Todos reunidos (em torno de 30 mais ou menos) estarão no SESC para exposição inaugural que se inicia no dia 19 de abril, e posteriormente seguirão em itinerante, passando pelos seguintes locais/ Núcleos e/ou parceiros do Projeto Leia e Passe Adiante, que participaram da oficina".

Um comentário:

Angélica disse...

Adorei, mais uma vez a Ana Tereza esta de parabéns, ela é maravilhosa.