sábado, 6 de junho de 2009

ATIVIDADES LÚDICAS - NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA
CURSO LETRAS – MINICURSO – PORTEIRA ADENTRO
PROFESSORA: MSc. Rosângela Rodrigues Borges

As atividades a seguir foram usadas no minicurso tendo como público-alvo docentes e graduandos de Letras, Pedagogia e áreas afins. Para a sua aplicação com alunos, as atividades devem ser adaptadas, levando em consideração o perfil da turma e os objetivos que se pretende alcançar.

CAÇA AO TESOURO

Esconda, em diversos pontos da escola, 40 palavras escritas de acordo com a nova ortografia.
Divida a sala em 5 grupos.
Entregue para cada grupo um conjunto de 5 palavras escritas em desacordo com as novas regras ortográficas.
A tarefa de cada grupo é descobrir onde está a palavra escrita corretamente. Se descobriu uma palavra que está com o grupo, a equipe toma posse da palavra, mas, ao final da atividade, deverá explicar seu significado, utilizando o dicionário se necessário for. Para completar a prova, a equipe deverá, ainda, elaborar uma sentença em que essa palavra esteja presente.
Se a palavra descoberta não está com o grupo, então, deverá deixar a palavra no mesmo lugar e sair à procura de uma nova palavra.
Estabeleça com a turma as formas de pontuação e premiação.

Atividades:
1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Selecione 30 palavras, escritas em desacordo ou não com a nova norma, para serem escondidas.
3) Selecione 40 palavras escritas de acordo com a nova ortografia (palavras a serem escondidas).
4) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
5) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula?


PASSANDO A PONTE


Divida a sala em dois grupos. Risque com giz uma linha horizontal no chão. Uma corda deverá ficar estendida nessa mesma linha. Cada grupo fica disposto em fila (lado A e lado B). A tarefa de cada grupo é passar todos os membros para o outro lado. A dificuldade a ser encontrada é que, para passar, o aluno tem que responder a uma pergunta do lado oposto.
Para isso, cada grupo tem um líder que fica com as perguntas e respostas. Esse líder é quem faz as perguntas e indica se a resposta está correta. Se o aluno errar, fica na água do rio. Se acertar, tem direito de levar um companheiro consigo para o outro lado.
Vence o grupo que conseguir levar todos os membros para o lado oposto.
Estabeleça com a turma as formas de pontuação e premiação.

Atividades:
1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Elabore 20 ou mais perguntas e respostas sobre o Novo Acordo Ortográfico. (Obs.: Faça perguntas/respostas de acordo com o número de alunos).
3) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
4) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula?


BATATA-QUENTE


Organize a sala em círculo. Utilize um aparelho de som e uma música com ritmo mais rápido. Coloque 30 perguntas dentro de uma caixa. À medida que a música for tocando, a caixa deverá passar de mão em mão. O professor deverá parar a música de vez em quando e o aluno que estiver com a caixa, deverá tirar um papel e responder à pergunta. A resposta poderá ser dada pelo professor ou por um dos alunos participantes.
Estabeleça com a turma as formas de pontuação e premiação.

1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Elabore 30 ou mais perguntas e respostas sobre o Novo Acordo Ortográfico. (Obs.: Faça perguntas/respostas de acordo com o número de alunos).
3) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
4) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula?


PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS


Organize a sala em círculo. Utilize um aparelho de som e uma música com ritmo mais rápido. Coloque 30 perguntas dentro de uma caixa. À medida que a música for tocando, a caixa deverá passar de mão em mão. O professor deverá parar a música de vez em quando e o aluno que estiver com a caixa, deverá tirar um papel e INDICAR UM COLEGA para responder à pergunta. A resposta poderá ser dada pelo professor ou por um dos alunos participantes.
Estabeleça com a turma as formas de pontuação e premiação.

1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Elabore 30 ou mais perguntas e respostas sobre o Novo Acordo Ortográfico. (Obs.: Faça perguntas/respostas de acordo com o número de alunos).
3) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
4) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula?


SOLETRANDO EM CONJUNTO


Selecione 30 palavras escritas de acordo com as Novas Regras.
Divida a turma em 3 grupos.
Entregue para cada grupo um conjunto de 10 palavras. Cada grupo faz uma pergunta para o grupo da esquerda e assim sucessivamente. Cada grupo deverá indicar, a cada momento, que aluno irá soletrar a palavra que apontada pelo grupo da direita.
Estabeleça com o grupo as formas de premiação e pontuação.

1) Elabore um objetivo para essa atividade;
2) Escreva 30 ou mais conforme o Novo Acordo Ortográfico
3) Que sugestões você faz para melhorar essa atividade?
4) Que observações devem ser feitas para a utilização dessa atividade em sala de aula

7 comentários:

Rosangela Borges disse...

Senhores cursistas do XIII Porteira Adentro.
Durante o minicurso, surgiram diversas sugestões para melhoria/variações dos jogos propostos.
Por favor, insiram comentários. Sua sugestão é bem-vinda!

Larissa disse...

Boa dinâmica, pode até ser adaptada para aulas de ortografia geral! Conteúdo que, confesso, fico meio perdida para lecionar... Valeu a dica, mais uma vez Rosângela!:)

www.eebds1@gmail.com disse...

Parabéns,ótimas ideias, só resta a criatividade em adaptá-las
valeu....Rosires Poffo

GESTAR II disse...

Excelentes atividades, irão me servir para trabalhar uma oficina com os professores, sobre o Novo Acordo Ortográfico.... abraços

Anônimo disse...

Adorei as dinâmicas apresentadas por vocês. Parabéns pela iniciativa!!

Anônimo disse...

mui legal as dinâmicas, vou pôr em prática nas minhas aulas.

Ene disse...

Rosângela gostei muito das atividades, uma amiga indicou esse site e eu já o indiquei para outras amigas professoras de Língua Portuguesa. Todas estão adorando trabalhar o novo acordo e estamos adaptando para outros assuntos. Obrigada
Ene